“Para que você acha que temos olhos?!”. Essa é a “resposta” que você provavelmente irá ouvir se fizer essa pergunta para qualquer um.
Enxergar algum objeto não é tão simples quanto parece. Para que isso seja possível a luz, a reflexão, refração e absorção são necessárias.
-A luz emite raios luminosos, que são refletidos, refratados ou até mesmo absorvidos pelo objeto. Quando os raios de luz refletidos chegam até nossos olhos é possível enxergarmos o objeto.

- Existem dois tipos de reflexão. A reflexão regular, que ocorre em superfícies completamente lisas em que os raios de luz são refletidos fazendo com que possamos ver nosso próprio reflexo. E a reflexão difusa, que ocorre em superfícies não totalmente lisas em que os raios de luz são refletidos em diferentes direções.Com esse tipo de reflexão não é possível ter-se reflexos, mas é o que possibilita enxergarmos diversos objetos.

- A refração é quando os raios de luz mudam de velocidade em diferentes meios, como do ar para a água. É por causa da refração que quando vemos algum objeto submerso na água temos a impressão de que ele não está no lugar que realmente se encontra.

- A absorção é quando os raios de luz deixam de existir, ou seja, são absorvidos.

Mas… Como conseguimos identificar as diferentes cores? Isso é possível por causa reflexão e da absorção.
As cores são agrupadas em dois diferentes grupos: as cores primárias e as cores secundárias. As cores primarias são o vermelho (R), o verde (G) e o azul (B), que quando juntas são direcionadas ao olho humano nos dá a sensação de estar vendo a luz branca (R+G+B=W). As cores secundárias são o magenta (R+G), ciano (G+B), e amarelo (R+G).
Como disse anteriormente , o que nos possibilita enxergar as diferentes cores é a absorção e a reflexão. Como por exemplo quando um objeto de cor vermelho for iluminado por uma luz branca (R+G+B) nós o vemos vermelho, pois ele só reflete os raios de cor vermelha e absorve os outros.

Nenhum comentário:
Postar um comentário